Etiquetas

,

Por estranho que isto possa até parecer necessitamos de dizer que Jesus nasceu antes de Cristo. Foi o monge Dionísio, o exíguo, ou o pequeno como citado por alguns autores, que fez os cálculos de um novo calendário a partir do nascimento de Jesus. Contudo toda a comunidade teológica e científica é unânime em afirmar que o cálculo não está correcto devendo ser atribuído o nascimento de Jesus ao Ano 7a.C.

 

Um dos factores mais evidentes é que Herodes que mandou matar os inocentes de Belém veio a falecer 4a.C., logo é claro que Jesus nasceu antes. Por outro lado a ciência veio provar que o evento da estrela deu-se no final do ano 7a.C. Acresce ainda que o recenseamento arrastou-se desde o ano 10 ao ano 7a.C.

 

Pensemos agora um pouco acerca do mês em que Jesus teria nascido. Indo por exclusão de partes: se Jesus tivesse nascido em Dezembro os pastores não estariam nas campinas de Belém durante a noite, dado o frio que muitas vezes é mostrado pelas temperaturas negativas dos termómetros. Era comum que o gado ficasse nas campinas de Belém entre os meses de Março e o princípio de Novembro. Pelo texto bíblico podemos perceber que logo após a visita dos Magos, José e Maria fogem com o menino para o Egipto! A expressão fugir é pressionada pelo facto de terem saído de noite, como é sugerido pelo texto de Mateus.

Contudo no relato de Lucas encontramos que Jesus foi ao templo para cumprir o que estava estipulado na lei de Moisés, ao que parece este episódio terá acontecido antes da chegada dos magos do oriente, visto que deveria ser cumprido conforme se lê na lei de Moisés: “E, no dia oitavo, se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio. Depois, ficará ela trinta e três dias no sangue da sua purificação; nenhuma coisa santa tocará e não virá ao santuário até que se cumpram os dias da sua purificação.” Então quando os magos chegaram Jesus já teria pelo menos 40 dias.

Isto leva-nos a arriscar que Jesus deveria ter nascido lá para o mês de Outubro. E a vinda dos magos do Oriente no inicio do mês de Dezembro entre os dias 5 e 15 de Dezembro.

 

Então como aparece o dia 25 de Dezembro? Esta data só aparece por volta do IV século, como consequência de uma data exacta dos evangelhos que precisem o nascimento de Jesus. Esta data foi ligada com o solestício de inverno, onde eram realizadas festas no império Romano com o nome Dies Natalis Solis Invicti significa aniversário do sol invicto a que João Crisóstomo aludiu da seguinte forma: “Eles chamam isso de ‘aniversário do invicto’. Quem de fato é tão invencível como Nosso Senhor?”