Etiquetas

, , ,

Jafet era filho de Noé. “os sete filhos de Jafé, que se estabeleceram pela Ásia desde o monte Tauro e o Amã até o rio Tanais e na Europa até Gades, deram os seus nomes à terras que ocuparam e que não eram ainda povoadas. Gomer fundou a colónia dos gomeres, que os gregos chamam gálatas. Magogue fundou a dos magogianos, a que chamam citas. Javã deu o nome à Jónia e a toda a nação dos gregos. Madai foi o fundador dos madianos, que os gregos chamam medos. Tubal deu o seu nome aos tubalinos, que agora se chamam iberos (ou espanhois). Meseque deu o próprio nome aos mescinianos (o de capadócios, que eles têm agora é novo), e ainda hoje uma das sete cidades tem o nome de Mlaca, o que nos mostra que essa cidade antigamente se chamava assim. Tiras deu o seu nome aos Tírios, dos quais foi o príncipe e que os gregos chamam trácios… Gomer, que era o filho mais velho dos filhos de Jafé, teve três filhos: Asquenaz, que de o seu nome aos asquenázios, aos quais os gregos chamam reginianos; Rifate que deu o seu nome aos fifanianos, aos quais os gregos chamam paflagonianos; Togarma, que deu o seu nome aos togarmanianos, aos quais os gregos chamam frígios.

Javã, outro filho de Jafé, teve quatro filhos: Elisa, Társis, Quitim e Dodanim. Elisa deu o seu nome aos elisamos, que hoje se chamam ecolianos. Társis deu o seu nome aos tarsianos, que hoje são os cilicianos, cuja principal cidade ainda hoje se chama Tarso. Quitim ocupou a ilha que agora se chama Chipre, à qual deu o seu nome, razão por que os hebreus chamam de Quitim todas as ilhas e todos os lugares marítimos. Ainda hoje, uma das cidades da ilha de Chipre é chamada Citium por aqueles que dão nomes gregos a todas as coisas, que pouco difere do nome Quitim. Eis as nações de que os filhos de Jafé se tornaram senhores.” (Josefo, 2007, p. 86)

 

Obras Citadas

Josefo, F. (2007). Antiguidades Judaicas. In F. Josefo, & J. Finamore (Ed.), História dos Hebreus – De Abraão à Queda de Jerusalém – Obra completa (V. Pedroso, Trad., 11ª ed., p. 1568). Rio de Janeiro, RJ, Brasil: CPAD.