Etiquetas

, , ,

Pentateuco vem do grego penta(cinco) e teuchos (rolo ou livro). Estes cinco livros são da autoria de Moisés. Uma antiga tradição universal, tanto judaica como pagã, atribui a autoria dos primeiros cinco livros da Bíblia a Moisés. Coloca-se uma questão pertinente, como escreveu Moisés Génesis? Onde ele estava para ver como foi a fundação do mundo, quais foram as fontes que ele consultou? «As antigas tradições hebraicas e cristãs dizem que Moisés, orientado por Deus, compôs Génesis a partir de documentos antigos já existentes em seus dias. Os últimos factos relatados no livro de Génesis ocorreram cerca de trezentos anos antes dos dias de Moisés. Ele somente poderia ter recebido essas informações por revelação directa de Deus ou valendo-se de registos históricos recebidos dos antepassados.» Existe muitos escritos de Moisés contidos no Pentateuco que se Deus não revelasse não poderiam ter sido escritos, pois mesmo nos dias de Moisés eram novidade. Muitos outros foram escritos a partir de documentos antigos, é de salientar que nos dias de Abraão, a escrita já estava bastante adiantada e já existia mesmo Bibliotecas.

Outra forma de como o conhecimento chegou às mãos de Moisés foi pela comunicação oral. Os pais dedicavam-se a contar tudo o que de interesse sabiam vezes sem conta a seus filhos e assim o conhecimento ia passando de geração para geração.

A própria palavra de Deus atribui estes textos a Moisés de forma inquestionável. Nas páginas do velho testamento encontramos muitos textos tais como: (Js. 1: 7,8; IRs. 2:3; I Cr. 22:13 ) e nas do Novo são tantas com podemos ver em algumas delas (Mt. 19:8; Mc. 10:4,5; Mt. 8:4; At. 3:22; At. 13:39; At. 15:5-21).