Etiquetas

, , ,

Povos descendentes de Ló

Segundo o texto sagrado que encontramos em Gn. 19:30-38 as duas filhas de Ló montaram um esquema para embriagar o seu pai e terem assim filhos dele. Desse relacionamento incestuoso aparece-nos pelo lado da filha mais velha Moabe de onde surgem os Moabitas e do lado da filha mais nova aparece Bem-ami, pai de Amon, de onde descendem os amonitas.

 

Amonitas

Este povo era largamente conhecido e temido por usarem de barbárie quando venciam uma peleja, para com os povos vencidos. Uma das suas muitas práticas era matar todas as mulheres que estivessem grávidas cortando-lhes o ventre ou cegando todos os homens. No tempo dos juízes aliaram-se a Moabe, para lutarem contra Israel. Mais tarde e ainda durante o tempo dos juízes oprimiram Israel por 18 anos tendo sido derrotados por Jefté (Juízes 10-12). Naás atacou a cidade de Jabes Gileade mas Saul venceu-o (I Samuel 11:1-11), cerca de 20 anos mais tarde Saul tomou cidades do território Amonita (I Samuel 24:47) e David subjugou Amon cerca do ano 990 (II Samuel 12:26-31)

 

Moabitas

Moabitas eram descendentes de Ló e de sua filha mais velha. Durante a peregrinação pelo deserto foram conquistados pelos amorreus (Números 21:26) e encontramos o episódio de Balaque que temia a Israel e procurou a Balaão para que amaldiçoasse o povo de Deus (Números 22). Durante o tempo dos Juízes, cerca de 1350 o rei Eglom oprimiu a Israel por 18 anos, mas Deus deu a vitória por meio de Eúde (Juízes 3:12-30). Saul fez algumas investidas no território moabita (I Samuel 14:47), no entanto só foram subjugados por David (II Samuel 8:2)

About these ads